[Terrapreta] WET ETHANOL FUELING STOVE AND REFRIGERATOR (in portuguese)

Benjamin Domingo Bof benjaminbof at yahoo.com.ar
Mon May 26 16:53:36 CDT 2008


                                               
                                               
                      
                Projeto Gaia
Testando Fogões a Etanol em Minas Gerais
      Home
         
         [input]   [input]   [input]   [input]   [input]          Busca  [input]         [input] 

                                 Projeto Gaia

Projeto Gaia - Testando Fogões a Etanol em Minas Gerais
Financiado por: Fundação Shell e Grupo  Dometic
Período: Julho/2005 a Junho/2006

Um fogão que utiliza álcool como combustível, usado na Europa e América do Norte há 30 anos, e agora redesenhado para produção em massa, logo será testado para uso e fabricação no Brasil. A Fundação Shell concordou em financiar um estudo piloto de 100 fogões no estado de Minas Gerais, que será conduzido pelo Banco do Povo e Instituto Winrock International, com o apoio da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

O fogão, chamado de CleanCook porque queima de forma limpa, usará álcool como fonte de energia. Como parte do estudo, será explorada a praticidade de instalar, em comunidades, micro-destilarias destinadas a produzir o combustível do fogão.
  

No Brasil, cerca de 8,6 milhões de fogões à lenha são usados por famílias rurais e urbanas carentes, o que representa 17,4% do consumo nacional de energia doméstica. No Estado de Minas Gerais, praticamente a metade do total de consumo de energia doméstica é baseado em lenha, enquanto que nas regiões mais pobres do estado, como no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões onde o estudo será conduzido, o uso de lenha alcança 82,3% do total da demanda de energia doméstica, com 50% das casas usando exclusivamente lenha e um mais 25% usando lenha e GLP.

O CleanCook possui dois queimadores, cada um com poder de aquecimento variando entre 1,5 a 2 kw. Dois recipientes recarregáveis de combustível comportam 1,2 litros de álcool cada. Quando o álcool é colocado dentro do recipiente, ele é absorvido por uma fibra mineral e não derrama. Este sistema de combustível elimina o risco de explosões acidentais. Os queimadores podem ser regulados para cozimento lento ou rápido. O CleanCook funciona da mesma forma que um fogão a GLP, mas sem a necessidade de um tanque de combustível pressurizado, mangueira ou regulador. O fogão Dometic é conhecido por sua segurança, confiabilidade e performance.

Os benefícios do projeto são potencialmente quatro: (1) possibilitar que os brasileiros tenham acesso a um tipo de combustível renovável alternativo e de queima limpa, que não produzirá fumaça e fuligem como os combustíveis sólidos, o que melhora a qualidade do ar que circula na casa; (2) acesso a um tipo melhor de combustível que será mais barato do que o GLP; (3) oportunidade para as famílias rurais de produzir o seu próprio combustível renovável doméstico, que ajudará a aliviar a pobreza e melhorar os padrões de vida através da geração de renda e investimentos na comunidade; (4) redução da dependência do uso de lenha, aliviando a pressão nos recursos florestais.

O Grupo Dometic, anteriormente parte da Electrolux, fabrica uma série de dispositivos abastecidos com álcool, não apenas incluindo o fogão, mas também um refrigerador com absorção de calor, usado desde aplicações em refrigeradores médicos portáteis até mini-bares em quartos de hotel. Este refrigerador opera com uma pequena fonte de calor vinda de uma boca abastecida de álcool. O Brasil é um país que há muito escolheu o álcool como sua fonte de combustível líquido e há a oportunidade de se introduzir novos dispositivos movidos a álcool.

Informações de contato:       
   Harry Stokes, pela Dometic, tel. +1 (717) 495-4274; hstokes at blazenet.net   
   Rogério Carneiro de Miranda, pelo Winrock International, tel. +1 (703) 525-9430 ext. 611; rmiranda at winrock.org   
   André Oliver, pelo Winrock Brasil, tel. +55 (71) 3525-6903; aoliver@


       
---------------------------------

Tarjeta de crédito Yahoo! de Banco Supervielle.Solicitá tu nueva Tarjeta de crédito. De tu PC directo a tu casa. 
 Visitá www.tuprimeratarjeta.com.ar
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: /attachments/20080526/88db7227/attachment.html 


More information about the Terrapreta mailing list